Acupunctura

A Acupunctura é o mais conhecido ramo da Medicina Chinesa. Na prática, a Acupunctura baseia-se na inserção de uma finíssima agulha de metal (muitas vezes mais fina que um fio de cabelo), em pontos específicos no organismo, chamados pontos de Acupunctura.

 

A Organização Mundial de Saúde reconhece eficácia no uso da Acupunctura para o tratamento de mais de 40 patologias.

 

Quando a energia do organismo flui livremente, o corpo está em equilíbrio e livre de doença. Os desequilíbrios no fluxo de energia do organismo ou o seu bloqueio podem ser corrigidos através da estimulação dos pontos de Acupunctura.

 

Há cada vez mais evidências científicas que provam a eficácia da Acupunctura no tratamento de doenças, incluindo as náuseas induzidas por quimioterapia, doenças auto-imunes, dor crónica de costas, hipertensão, rinites. Muitos destes estudos e pesquisas têm vindo a ser conduzidos por universidades, institutos de saúde e de pesquisa. Em contraste à visão oriental, muitos médicos e praticantes ocidentais veem os pontos de acupunctura como locais para estimular o sistema nervoso, músculos e tecido conjuntivo. Alguns justificam que esse estímulo provoca a libertação de neurotransmissores que actuam como analgésicos naturais do organismo e anti-inflamatórios.

Patologias tratáveis com Acupunctura segundo a Organização Mundial de Saúde:

  • Sistema Respiratório: sinusite, rinite, amigdalite, bronquite e asma
  • Problemas Mentais e Emocionais: stress, depressão, insónia, ansiedade.
  • Sistema Neurológico e Músculo-Esquelético: enxaquecas e cefaleias, nevralgia do trigémeo, paralisia facial, doença de Meniere, cervico-braquialgia, nevralgia intercostal, ombro congelado, ciática, dor lombar, osteoartrite, túnel cárpico, cotovelo do tenista, fibromialgia, fadiga crónica.
  • Sistema Reprodutivo e Ginecológico: síndrome pré-menstrual (TPM), dismenorreia (dor menstrual), amenorreia (ausência de menstruação), impotência, infertilidade, incontinência, problemas da próstata, menopausa.
  • Sistema Gastro-Intestinal: gastrites agudas e crónicas, diarreia, obstipação, dor abdominal.

Como se processa uma sessão de Acupunctura?

O terapeuta, após a realização do diagnóstico, insere as agulhas nos pontos previamente definidos, deixando as agulhas colocadas no paciente durante cerca de 30 minutos. Terminado esse período de tempo, as agulhas são retiradas e o paciente pode fazer a sua vida normal. O número de sessões varia consoante a patologia e o estado do paciente, sendo expectável uma melhoria dos sintomas principais logo a partir dos primeiros tratamentos. Quanto mais crónica uma patologia, mais sessões serão necessárias.

A Acupunctura dói?

Uma vez que a agulha é muito fina, na maioria das vezes não se sente qualquer tipo de sensação ou dor. Em algumas pessoas mais sensíveis pode acontecer uma ligeira sensação de picada na inserção da agulha, sensação esta que desaparece instantaneamente. Por vezes e em determinados pontos, o paciente pode sentir aquilo a que a Medicina Chinesa chama de “sensação de Qi”. Uma sensação de formigueiro ou distensão pode ser sentida, mas que é igualmente aliviada em segundos. Durante o tratamento alguns pacientes chegam a adormecer, devido à sensação de bem-estar que experimentam.

Vantagens da Acupunctura

. Quando praticada por um especialista qualificado, a Acupunctura é uma técnica extremamente segura.

. Poucos ou nenhuns efeitos colaterais.

. Não interfere com outro tipo de tratamentos.

. Praticamente indolor.

. Adequada a quase todas as pessoas, independentemente da sua condição física.

. Pode funcionar como uma alternativa em pacientes onde os medicamentos para as dores não são tolerados.

. Promove sensação de bem-estar.